Direção Geral Professora Clotilde Albano;
Coordenação das Profª Isabel Farias, Nilma Almeida e Rita Aragão.

Secretaria: Deusimar, Socorro, Cláudia e Fátima.

A Escola Professora Maria Gonçalves funciona nos três turnos com turmas do Ensino Fundamental e Médio.
Em 2014 teremos duas turmas de 1º ano de manhã e EJA (Educação de Jovens e Adultos) a noite.
Dispomos de 12 salas de aula, Centro de Multimeios, sala de vídeo, laboratórios de informática, laboratório de ciências, quadra poliesportiva e um vasto espaço físico em sua área.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

PROJETO CIDADANIA E PAZ: Paz para mim, paz para você e paz para nós

         Qual a paz que desejamos em nosso ambiente escolar? Pensando nisso a comunidade escolar Professora Maria Gonçalves desenvolve o PROJETO CIDADANIA E PAZ: Paz para mim, para você e para nós. Os objetivos são Disseminar a cultura de paz através da conscientização dos valores positivos constituídos a partir de atitudes cidadãs de respeito e valorização da vida e das diferenças e Estabelecer estratégias, metas e ações eficazes que envolvam a comunidade escolar para o desenvolvimento da cultura de paz.
         Tendo como meta envolver a comunidade escolar no desenvolvimento e manutenção da cultura de paz e não violência, desenvolve-se várias ações com as turmas envolvidas bem como com os diversos ambientes da Escola. Cada turma envolvida deverá escolher um patrono pacifista (Joao Paulo II, Albert Schweitzer, Desmond Tutu, Marechal Rondon, Dom Hélder Câmara, Paulo Freire, Chico Mendes, Betinho, Albert Aenstain, Nelson Mandela, Dalai Lama, Alfred Nobel, Irmã Dulce, Mahatma Gandhi, Madre Teresa de Calcutá, Buda Gautama, John Lennon, Martin Luther King Jr., Chico Xavier), desenvolver pesquisa sobre o pacifista patrono da turma, trabalhar em sala as informações coletadas para construção de cartazes e escolha das frases representativas da postura pacifista, pintura das salas de aula e corredores da escola com imagens dos pacifistas e mensagens ou atos por eles praticados, palestra de sensibilização proferida pela equipe do Grupo Juventudes, Cultura de Paz e Espiritualidade – UFC, Oficinas, realizar momento de culminância e confraternização com a comunidade escolar buscando deixar a cultura de paz como uma vivência cotidiana que deverá ter continuidade com ações que deverão ser propostas pelos professores e grupo gestor na semana pedagógica.
         O projeto teve início nesse mês de junho e deverá desenvolver-se por todo ano letivo.
         As oficinas e atividades propostas constam da Cartilha PAZ COMO SE FAZ? Semeando a cultura de paz nas escolas. Suas autoras são: Lia Diskin e Laura Gorresio Raizman que formularam a cartilha como parte do Manifesto 2000 por uma cultura de paz e não violência, executados pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro através da Secretaria de educação em colaboração com a UNESCO.

Nenhum comentário: